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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Autismo

Funcionário, Pais & Filhos reunido num passeio na cidade de Aracaju.

Lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico. Reagir de modo anormal a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. Linguagem atrasada ou ausente. Estes são alguns sintomas do autismo, disfunção global do desenvolvimento, crônica e incapacitante, que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. O autista relaciona-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual, o que seria, não compravadamente, fruto de um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.

Como não se sabe exatamente todas as causas que levam ao Autismo, conseqüentemente não é possível explicar corretamente o porquê do atraso no desenvolvimento. No entanto, sabe-se que é devido a um comprometimento neurológico central que altera o funcionamento de enzimas que levam as células cerebrais a não funcionarem adequadamente, acarretando, quando comprometidas, problemas diversos. Muitas pesquisas têm sido feitas nesta área e descobertas importantes estão vindos à tona, para o tratamento deste atraso de desenvolvimento.

A porcentagem de autistas com atraso mental é grande, infelizmente. Cerca de 70 a 80% apresentam uma defasagem intelectual importante. 60% têm inteligência abaixo de 50 em testes de QI, 20% apresentam um QI entre 50-70 e apenas 20% têm um QI acima de 70. A maioria mostra uma variação muito grande com relação ao que objetivamente podem fazer e oscilam muito de época para época. A falta de interação adequada com o meio ambiente aumenta ainda mais esse problema que atinge cinco a cada dez mil crianças, sendo quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas. Pode ocorrer em toda e qualquer família, independente de seu grupo racial, étnico, sócio-econômico ou cultural. 

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